Institucional

Um pouco sobre a história da Calciopédia

Calciopédia surgiu em julho de 2006, ainda com o nome Quattro Tratti, e só em maio do ano seguinte ganhou o formato atual, de dedicação exclusiva ao futebol italiano.

Atualmente, a Calciopédia é o maior veículo dedicado exclusivamente a esse tema querido por tantos brasileiros, que se acostumaram a acompanhar a Serie A a partir de 1983. Foi neste ano que a TV Bandeirantes apostou e trouxe para o Brasil o primeiro campeonato estrangeiro.

Aos domingos de manhã, o país torcia pela Roma de Falcão, pela Udinese de Zico, pela Sampdoria de Toninho Cerezo. E ainda assistia a Baresi, Antognoni, Platini, Ancelotti, Conti e Mancini. Desde então, a Serie A já foi exibida por quase todas as grandes redes abertas do Brasil e entrou no dia a dia do brasileiro, assim como outros campeonatos europeus. As crianças de hoje cresceram torcendo por Totti, Del Piero, Nedved, Maldini, Buffon, Zanetti, Shevchenko e outros craques que desfilam ou desfilaram por campos italianos e europeus.

Ao longo dos anos, o Quattro Tratti se tornou referência no que diz respeito ao futebol italiano. Em junho de 2017, seus editores decidiram apostar na mudança para o nome Calciopédia, que traduz melhor a proposta do site e pode atingir um público ainda maior. Sob qualquer uma das nomenclaturas, o site tem como objetivo ser a mais completa fonte de informações em língua portuguesa sobre o futebol italiano do presente e do passado. Cobrimos não apenas as principais competições do país – a Serie A e a Coppa Italia – e as participações das equipes da Bota na Liga dos Campeões e na Liga Europa: publicamos todas as transferências envolvendo jogadores de clubes da primeira divisão do país e fazemos especiais de início e fim de temporadas. Buscamos ainda levar a nossa qualificada audiência as mais relevantes informações da divisões de acesso, do futebol feminino e também dos principais campeonatos de categorias de base do país.

Com seu respaldo, a Calciopédia é material de consulta para jornalistas esportivos de todo o Brasil e está na pauta de FoxSports, ESPN, DAZN, Esporte Interativo e SporTV. Esta relevância foi sendo construída através de furos, da maior abrangência possível na veiculação das informações e, também, por colaborações de conteúdo nas mídias nacional e internacional, com textos e entrevistas para OlheirosTrivela, UOL e RAI. O site já reuniu alguns dos principais jornalistas brasileiros e estrangeiros nas suas premiações do fim de temporada italiana, e coleciona parcerias com veículos como Esporte Interativo, Footure FCOnefootballDoentes por Futebol e Imortais do Futebol.

Em 2019, a Calciopédia iniciou um novo ciclo. No intuito de viabilizar formas inovadoras de custeio para o site e aprimorar o seu conteúdo, inauguramos esta lojinha a partir de um financiamento coletivo. Agora, a Calciopédia Store é a casa dos fãs do futebol italiano no Brasil e proporciona aos aficionados pelo calcio uma experiência afetiva única, com produtos alusivos aos principais e mais tradicionais clubes da Velha Bota.

Deixe um comentário